8 chás calmantes para dias de crise

Confira opções de 8 chás calmantes para dias de crise, aqueles em que a ansiedade e o estresse e até a insônia estão em um nível elevado.

Atenção ao #teatime, um dos meus momentos favoritos do dia. Os chás são fortes aliados para diversas necessidades do nossa saúde física, mental e emocional. Existem opções para ajudar na digestão, acelerar o metabolismo, dar energia, ajudar a dormir e tranquilizar. A seguir, você confere as opções de 8 chás calmantes para dias de crise, aqueles em que a ansiedade, o estresse e até a insônia estão em um nível elevado.

Lembrando que, caso você sinta algo fora do comum em sua saúde, vale consultar um médico, pois o chá não substitui nenhum tratamento sem acompanhamento.

Chá de camomila

Um dos chás para ansiedade mais comuns, traz muita calma, tranquiliza a mente e o corpo, alivia o estresse e ainda ajuda no sistema digestivo e sistema nervoso. Como preparar: ferva 250ml de água, acrescente 2 colheres (chá) de flor seca de camomila, mantenha a xícara tampada por 10 minutos e coe antes de beber.

Chá de melissa

Por ser um calmante natural desintoxicante, ajuda a dormir melhor, por isso é famoso por ajudar no combate à insônia. Além disso, a melissa tem os benefícios de relaxar os músculos e diminuir a ansiedade. Como preparar: ferva 250ml de água, coloque 1 colher (chá) de melissa seca, mantenha a xícara tampada por 10 a 15  minutos e coe para beber.

Chá de passiflora

Para quem está se sentindo ansios♡ , com medo ou insegurança, experimente fazer o chá de passiflora para trazer mais calma no seu dia a dia. Também conhecida como flor de maracujá é calmante, tem propriedades sedativas, ajuda na insônia e na dificuldade de concentração. Como preparar: ferva 250ml de água, coloque 1 colher (chá) de passiflora, mantenha a xícara tampada por 10 a 15 minutos e coe para beber.

Chá de alfazema

Também conhecida como lavanda, tem propriedades calmantes e antidepressivas. É um chá delicioso! Como preparar: ferva 1 litro de água, acrescente 2 colheres (chá) de alfazema com o fogo ainda ligado, mantenha tampado por 5 minutos, desligue o fogo e tampe por mais 10 minutos. Coe para beber.

Chá de camomila com erva-cidreira

A combinação de duas ervas repletas de benefícios para a saúde faz um chá com propriedades relaxantes, podendo ser consumido ao longo do dia. Como preparar: coloque 1 colher (chá) de camomila e 1 colher (chá) de erva-cidreira no fundo de uma xícara. Acrescente água em ponto de ebulição, tampe por 5 minutos, coe e está pronto para beber.

Chá de maçã

Esse é indicado para aquelas pessoas com ansiedade para comer. A maçã é uma fruta que traz a sensação de saciedade e o chá de maçã pode ser bebido antes de cada refeição, para ajudar a controlar a compulsão alimentar. Como preparar: retire as sementes de uma maçã e a corte em cubos. Leve os cubos da maçã ao fogo junto com 1 xícara de água. Depois que começar a ferver, deixe no fogo por mais 10minutos, desligue e coe para beber.

Chá de valeriana

Um chá potente para dormir melhor e diminuir a ansiedade, com propriedades relaxantes. É uma planta medicinal e seu chá pode ser tomado antes de dormir. Como preparar: ferva 1 litro de água e acrescente 1 colher (sopa) de valeriana. Deixe repousar por 5 minutos, coe e tome o chá em seguida.

Chá de camomila com tília

Mais um combinação com camomila, recomendado para tratar ansiedade e nervosismo. Para quando você tem um compromisso importante que te deixa nervos♡. Sãos duas ervas conhecidas por seus benefícios medicinais, com melhora no sistema nervoso, combate ao estresse e auxílio no tratamento de ansiedade. Como preparar: Ferva 1 litro de água com 1 colher (chá) de camomila e 1 colher (chá) de tília por 15 minutos. Em seguida, coe e beba.

Confira opções de 8 chás calmantes para dias de crise, aqueles em que a ansiedade e o estresse e até a insônia estão em um nível elevado.

Fonte: Dicas de Mulher 

(2) Comentários

  1. Um chazinho é sempre bem-vindo ❤️

  2. Eduardo Oliveira diz:

    Adorei as dicas! Vou praticá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *