A la Beatriz | Duas receitas com ragu de linguiça

Quando fiz essa receita de ragu de linguiça, acabei exagerando na quantidade e virou duas receitas com um mesmo elemento e combinações diferentes: ristoto de açafrão com ragu de linguiça e gnocchi com ragu de linguiça. O ragu é super versátil, saboroso e o de linguiça é um dos mais fáceis e baratos para quem (como eu) está aprendendo a cozinhar. Então vamos as receitas A la Beatriz!

Ragu de linguiça

Ingredientes

500g de linguiça toscana

1/2 cebola grande bem picada

2 dentes de alho

1 cenoura ralada

1/2 xícara (chá) de vinho tinto

2 latas de tomate pelado

1 xícara (chá) de água

2 folhas de louro

Folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

Modo de preparo

Tire a pele da linguiça e solte toda a carne. Em uma panela com azeite, doure a linguiça e reserve. Na mesma panela, coloque mais um pouco de azeite e a cebola, mexendo para que solte o “fundo” da panela e incorpore o gosto. Acrescente a cenoura ralada, o alho e refogue. Volte a linguiça para a panela, adicione o vinho tinto e deixe-o secar. Coloque o tomate pelado, as folhas de louro e manjericão, a água, sal e pimenta do reino a gosto. Mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos a uma hora. Não esqueça de sempre dar uma olhada na panela até que chegue no ponto do cozimento.

Risoto de açafrão com ragu de linguiça

Ingredientes

1/2 cebola grande bem picada

1 dente de alho picado

1 xícara de arroz arbóreo

1/2 xícara de vinho branco seco

1 e 1/2 litro de caldo de legumes (aprenda a receita neste post)

1 colher de sopa de açafrão em pó (tem quem use a flor de açafrão, mas como é um ingrediente caro, pode substituir pelo tempero em pó)

1 colher de sopa de manteiga

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Antes de começar, quando for fazer o caldo de legumes, acresce o açafrão. Em uma panela, em fogo baixo, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola (deixe fritar até ficar transparente) e acrescente o arroz. Mexa, coloque o vinho branco e deixe-o evaporar. Acrescente uma parte do caldo de legumes, mais ou menos até cobrir todo o arroz na panela. Quando já estiver quase secando repita a operação sempre em fogo baixo e sempre mexendo sem parar até que o arroz fique al dente (ponto de risoto). Desligue o fogo, coloque o parmesão e a manteiga. A manteiga dá a textura aveludada e brilhosa ao risoto. Emprate com o ragu de linguiça por cima.

Duas combinaçoes de receitas com ragu de linguiça, risoto de açafrão com ragu de linguiça e gnocchi com ragu de linguiça. Vamos a receita A la Beatriz!

Gnocchi com ragu de linguiça

Ingredientes do gnocchi

5 batatas Asterix

Farinha de trigo

Queijo parmesão ralado

Sal

Modo de preparo

Lave bem as batatas e cozinhe-as com a casca. Quando uma faca perfurar a batata com facilidade é porque está pronta. Retire da panela e espere amornar para remover as cascas e amassar as batatas como se fosse fazer um purê. Em uma superfície seca e enfarinhada, despeje o amassado e comece a trabalhar a massa acrescentando o sal, aos poucos a farinha de trigo e, por fim, o queijo ralado. Não existe uma quantidade exata de farinha, basta você saber que a massa precisa ficar firme em formato de bola e sem pregar nas mãos. Lembre-se de enfarinhar constantemente a superfície onde está trabalhando. Com a massa no ponto, faça cobrinhas mais ou menos da grossura do seu polegar e corte em pedacinhos de 3 cm. Enfarinhe uma travessa e coloque os gnocchi sem encostar uns nos outros e cubra com um pano, deixando em repouso por 1 hora.

Em uma panela larga e funda coloque água para ferver e, somente quando atingir o ponto máximo de fervura, vá colocando os gnocchi um por um (faça o teste com um primeiro para entender se quantidade de farinha está adequada). Fique perto da panela, porque eles deverão ser retirados a medida em que começarem a flutuar. Retire um por um com uma escumadeira. Emprate acrescendo o ragu de linguiça por cima.

Duas combinaçoes de receitas com ragu de linguiça, risoto de açafrão com ragu de linguiça e gnocchi com ragu de linguiça. Vamos a receita A la Beatriz!

 

(1) Comentário

  1. […] Açafrão com ragu de linguiça (receita neste post); […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *