A la Beatriz | Picadinho de Migon

Um prato brasileiríssimo! Uma versão de picadinho de mignon a la Beatriz. com arroz branco, farofa de farinha panko, queijo coalho com mel e ovo poché.

Um prato brasileiríssimo, com sabor afetivo. Comida com alma que pode tanto ser a refeição do dia a dia, como o prato principal de comemorações. Misturei algumas receitas e cheguei em uma versão de picadinho de mignon a la Beatriz. Para acompanhar, arroz branco, farofa de farinha panko, queijo coalho com mel e ovo poché.

Ingredientes 

1 kg de filé mignon em cubos
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de vinho tinto seco
¼ de xícara (chá) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de molho inglês
5 colheres (sopa) de azeite
3 xícaras (chá) de água
sal, pimenta-do-reino moída na hora, chimichurri e temperos a gosto

Modo de preparo

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve as 3 xícaras (chá) de água para aquecer. Corte o mignon em cubos e com um pano de prato limpo, seque bem a carne. Transfira para uma tigela larga ou travessa e polvilhe os cubos com a farinha (essa técnica serve para engrossar o molho).

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite e doure cerca de ⅓ dos cubos, sem cobrir todo o fundo – se colocar toda a carne de uma vez, ela vai resfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Coloque uma parte do vinho tinto e deixe evaporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual. Transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Repita o processo com o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (sopa) de azeite antes de cada leva. Separe.

Após retirar os últimos cubos, raspe bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho que se formou. Regue com azeite, refogue a cebola até murchar, acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Adicione a cenoura e salsão bem picados e refogue também. Junte o extrato de tomate e misture bem. Volte a carne para a panela e mexa apenas para aquecer. Regue com as xícaras da água fervente aos poucos (até que a textura do caldo esteja conforme o seu gosto) e misture o molho inglês. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos.

Desligue o fogo, prove e ajuste o sabor com os temperos. Sirva a seguir.

Farofa de farinha panko

Ingredientes

100g de manteiga sem sal
50 ml de azeite
500g de farinha de mandioca do tipo biju
200g de farinha de rosca crocante, do tipo “panko” do Empório Jaya
150g de bacon cortado em cubos
1/2 cebola média picada
1 cenoura ralada
Folhas de hortelã
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça bem o azeite e a manteiga numa frigideira e refogue o bacon. Retire com escumadeira, escorra em papel absorvente e reserve. Coloque na mesma frigideira as cebolas, as folhas de hortelã, a cenoura e salteie. Acrescente as farinhas e toste, em fogo médio, sem parar de mexer para não queimar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Quando a farinha estiver levemente tostada, desligue o fogo.

Para o queijo coalho, é só deixar dourar em uma frigideira antiaderente e regar com mel.

Para o ovo poché usei o truque da Rita Lobo deste vídeo
Um prato brasileiríssimo! Uma versão de picadinho de mignon a la Beatriz. com arroz branco, farofa de farinha panko, queijo coalho com mel e ovo poché.
A la Beatriz | Picadinho de mignon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *