Lavar o cabelo ou não lavar, eis a questão (quando não estamos saindo de casa)

Alessandra Carvalho, do salão Marcos Proença, revela dicas sobre a lavagem correta dos cabelos, em quarentena. Lavar o cabelo ou não lavar, eis a questão.

Sem sair de casa, todo mundo resolveu lavar menos o cabelo, já que não tem nenhum compromisso para deixa-lo bonito e limpo, certo? Bem, é dai que surge a dúvida: será que faz mal não lavar os cabelos? E se lavar todo dia? Pedi para a hairstylist Alessandra Carvalho, do salão Marcos Proença e super expert que sempre nos dá dicas preciosas por aqui, para nos ajudar no assunto. Lavar o cabelo ou não lavar, eis a questão.

Lavar os cabelos todos os dias faz mal?

É bom evitar, mas não faz mal dependendo do seu tipo de fio. O problema de praticar esse cuidado diariamente está na temperatura da água, no uso de alguns produtos agressivos durante o ritual (como tratamentos para o couro cabeludo) e outros erros comuns, como dormir com os fios molhados.

Não lavar o cabelo pode causar problemas na região?

Verdade! Quem passa muitos dias sem lavar os cabelos e o couro cabeludo pode desenvolver vários problemas, como o acúmulo enorme de secreção, sebo e outros resíduos de poluição no local. O que pode gerar caspa, coceira, foliculite e, em alguns casos, até a queda acentuada dos fios.

Qual a frequência certa de lavar os cabelos?

Não existe uma regra, pois depende do tipo de cabelo. Os mais oleosos exigem maior frequência de lavagens comparados aos mais secos. No geral:

  • Cabelos finos e ralos precisam de lavagens alternadas, pois costumam ser mais oleosos e é bom evitar lavagens diárias para não ressecar;
  • Cabelos coloridos pedem um intervalo maior entre lavagens para evitar o desbotamento da cor e ressecamento;
  • Cabelos extremamente oleosos precisa usar produtos específicos para o couro cabeludo oleoso e evitar fazer mais de quatro lavagens por semana;
  • Cabelos cacheados e crespos pedem por uma lavagem mais espaçada, a cada três dias;
  • Cabelos extremamente danificados necessitam de lavagens mais espaçadas para evitar sobrecarregar o fio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *