Mitos e verdades sobre clareamento dental

Convidei a Dra Juliana Saraiva, minha dentista maravilhosa, para esclarecer todos os mitos e verdades sobre clareamento dental. 

Falamos de rituais de beleza o tempo todo e por que não considerar procedimentos estéticos, inclusive nos dentes, como parte dessa rotina de cuidados? Quando o assunto é clareamento, muitas dúvidas surgem sobre novos procedimentos, técnicas caseiras, o que pode ou não comer e beber após a aplicação do produto e muito mais. Convidei a Dra Juliana Saraiva, minha dentista maravilhosa, para esclarecer todos os mitos e verdades sobre clareamento dental.

Clareamento dental é um procedimento estético

VERDADE! Muita gente confunde com saúde bucal, mas o clareamento é um tratamento considerado estético. No entanto, um sorriso mais clarinho e com aspecto saudável traz segurança, melhora a autoestima e permite disparar mais sorrisos por ai com confiança.

Não vale a pena fazer clareamento se você é fumante

MITO! Ser fumante não influencia no resultado do clareamento, mas sim na sua duração, que pode recidivar mais rápido. O ideal é manter uma boa higiene em casa e uma limpeza no dentista de 6 em 6 meses para remover os pigmentos causados pelo cigarro.

Pastas clareadoras são tão eficazes quanto o clareamento feito no dentista

MITO! As pasta clareadoras agem apenas no esmalte do dente, removendo os pigmentos que ficam superficialmente. Elas geralmente possuem abrasivos, compostos que junto com o movimento da escovação acabam arranhando os dentes, danificando o esmalte do dente de forma irreversível e causando sensibilidade.

Clareamento enfraquece os dentes

MITO! Desde que feito sob a supervisão de um dentista. O gel clareador não é um ácido. Ele é um composto de pH quase neutro, que em contato com o dente causa uma reação química fazendo uma “limpeza profunda” na camada interna do dente.

Clareamento dá sensibilidade aos dentes

DEPENDE! Pode dar sensibilidade sim, mas varia de indivíduo para indivíduo. O ideal é avaliar se o paciente possui fatores que podem levar à uma sensibilidade, como retração gengival, trinca de esmalte, alguma restauração com falha, etc.

Tem que evitar alimento com corante, café e vinho tinto após fazer o clareamento

MITO! Durante o tratamento de clareamento não há restrição quanto à alimentos com corante como açaí, vinho, café, etc, eles não irão interferir no resultado final. Esses pigmentos se aderem apenas na superfície do dente e podem ser removidos mantendo uma boa higienização em casa ou uma limpeza no dentista.

O clareamento a laser é melhor que o caseiro

MITO! Existem três opções de clareamento na odontologia: o de consultório (conhecido como à laser), o caseiro e quando associa as duas técnicas (caseiro + consultório), todos os três entregam o mesmo resultado, cada um com suas indicações, vantagens e desvantagens.

Convidei a Dra Juliana Saraiva, minha dentista maravilhosa, para esclarecer todos os mitos e verdades sobre clareamento dental. 
Imagem: Reprodução @xxjuli

Carvão ativado clareia os dentes

MITO! O carvão ativado, assim como as pastas clareadoras, age sobre a primeira camada do dente, o esmalte, apenas sobre os pigmentos que ficam na parte de fora do dente. Pode causar desgastes irreversíveis causando sensibilidade.

Fazer clareamento gasta muito dinheiro e tempo precisando ir no dentistas muitas vezes

DEPENDE! Os valores na odontologia dependem dos materiais utilizados, das despesas do atendimento e principalmente da habilidade e técnica do profissional. O clareamento de consultório requer de 2 a 3 sessões no consultório, sendo uma por semana e tem um resultado mais imediato. Já no clareamento caseiro o paciente deve utilizar a moldeira com gel todos os dias e o resultado é obtido com 3/4 semanas.

Você sai do dentista com aquele branco hollywoodiano ou de Ross (Friends) 

MITO! O clareamento apenas leva o dente à sua cor natural. Tem pessoas com tons mais amarelos, outras mais branco.

O clareamento dura pelo menos um ano

DEPENDE! Vai depender de cada indivíduo, dos cuidados com a alimentação e higiene.

Para quem quiser conhecer a dra Juliana Saraiva e fazer o orçamento do seu clareamento dental, pode agendar uma consulta mandando mensagem para o número (11) 98822-9151. Ela atende no Pátio Osasco, na Avenida dos Autonomistas 896 – Torre 1 Sala 610 – Vila Yara – Osasco/SP (onde fica o Telha Norte).

(2) Comentários

  1. Muito feliz em ter um pedacinho meu aqui no seu blog! Muito grata pela oportunidade de poder trazer um pouquinho de conhecimento sobre o tratamento de clareamento!

    1. Eu que te agradeço por ter esclarecido tantas dúvidas que todos nós sempre temos sobre clareamento dental. Você é incrível doutora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *