Quando aprendi que luto não é só perder por morte

Luto é quando perdemos qualquer coisa que amávamos muito, uma perda por morte ou a perda de um amor, uma amizade ou um sonho que não se realizou.

Intenso esse título né? Intenso pensar em luto e suas diversas formas. Viver um luto é intenso, principalmente quando você não entende o que é. Luto é quando perdemos qualquer coisa que amávamos muito. Pode ser uma perda por morte sim, como também pode ser a perda de um amor, de uma grande amizade, de um trabalho, de um plano que não deu certo ou um sonho que não se realizou.

É qualquer grande mudança na nossa vida em algo que, para nós, estava funcionando bem. É aquela decepção com algo ou alguém que doí em cada osso e músculo do corpo. Um choro que nos faz perder o fôlego e ainda continuar a chorar. Quando parece que o sofrimento nunca vai acabar, mas posso te contar? Ele acaba.

Eu e você temos tudo para superar a dor de um luto.

Esse tipo de luto que estou falando também tem os cinco estágios. Tem a negação, quando fazemos de tudo para fingir para nós mesm♡s que está tudo normal. É como se nada tivesse mudado: a pessoa, o trabalho ou o nosso grande sonho ainda estão ali com a gente. É um estado de choque em que aceitamos qualquer situação que na hora vai nos fazer bem, mas só porque não conseguimos pensar adiante.

Em seguida vem a raiva. Aquele momento que jogamos tudo para o alto, explodimos com a pessoa responsável pela nossa dor e fazemos tudo por impulso. Ai chega a vez da negociação (ou barganha). Como a revolta anterior não trouxe o alívio esperado, tentamos fazer algo para reverter a situação, sempre dispost♡s a dar algo em troca, mesmo que seja um péssimo negócio para nós.

O quarto estágio é a depressão. O vazio chega, junto com a dor no seu nível mais profundo, quando nós percebemos que não tem absolutamente mais nada que a gente possa fazer para resgatar aquele amor, aquela amizade ou o grande sonho. Aos poucos, dando tempo ao tempo, o sofrimento é amenizado e chegamos no último estágio, o da aceitação. Pode não significar que estamos bem, mas significa que aprendemos a lidar com nossas emoções, entendemos que não era para ser do jeito que nós imaginamos que seria e aceitamos seguir adiante.

As vezes o luto parece eterno, mas é apenas mais uma etapa da vida em que o tempo irá resolver.

Dar tempo ao tempo.

Finalizar esse ciclo do jeito que eu ou você achamos melhor. Canalizar toda a dor em algum lugar que vai nos tornar ainda mais fortes e não ao contrário, não nos derrubar.

Todo mundo sente isso alguma vez na vida. Faz parte de viver. Cada pessoa sente em sua intensidade, mas sente de alguma forma. Não é fácil, mas temos que lembrar que a qualquer momento podemos (e devemos) pedir ajuda profissional, conversar com pessoas que nos amam, conversar com quem nos faz rir e não nos isolar do mundo. Isso não resolve de uma vez, mas ajuda.

E sabe, não tem problema termos esperança que um dia o sonho vai acontecer ou que aquele amor vai voltar. Pode ser que volte, quem é que sabe? Mas precisamos entender que nesse momento de dor, o que nos resta a fazer é passar pelos cinco estágios e ficar mais fortes para um novo ciclo, seja com aquela mesma pessoa ou aquele mesmo sonho, seja com outra pessoa ou outro sonho.

Escrevo em primeira pessoa, porque também estou em luto no momento em que publico esse post. Não perdi alguém por morte, mas pedir alguém em que coloquei a expectativa de uma vida inteira e só fiz isso porque ele incentivou cada segundo. Se o luto é um processo de cura, eu aprendi que preciso passar por todos os cinco estágios, mesmo que as pessoas a minha volta e que me amam queiram dar conselhos para me livrar de passar por tudo isso. Eu preciso para encerrar um ciclo, mesmo que seja para recomeça-lo um dia ou começar um novo. Preciso para amadurecer um pouco mais emocionalmente e, lá na frente, perceber que aquilo foi necessário, por mais que, agora, eu estou achando tudo um grande desaforo da vida ter permitido que algo tão ruim acontecesse, algo que parece que desmoronou tudo o que eu sempre sonhei. Mas sabe de uma coisa? Digo para mim e para você:

Isso vai passar!

(2) Comentários

  1. Juliana diz:

    Que texto incrível! É possível sentir cada palavra! Só quem já passou por isso sabe como é.

    1. Que comentário lindo! Fico feliz que você gostou <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *