Por que é tão difícil recomeçar? Esse texto provavelmente não vai ser a resposta para essa pergunta, mas se você tiver a resposta, me conta? Nunca te pedi nada…
Começar tudo novo de novo. Aceitar que o velho já foi mesmo quando você não queria que tivesse ido. Aceitar que você falhou em todas as suas tentativas de dar uma, duas, vinte e três chances de recomeçar o velho. Tentou, falhou. Aceitar que de um lado sempre acaba, mas você continua.
A verdade é que a gente só consegue recomeçar quando se desvincula total do velho. Uma vez li o que o João Doederlein (@akapoeta) escreveu: “Quando um pé vai para frente, o outro obviamente precisa ficar para trás”. As vezes ele tenta te alcançar, mas não faz o suficiente, está fraco demais ou tão “sei lá” e não consegue.
É preciso ser forte para recomeçar, com o velho (que não deixa de ser novo) ou com o completo novo. Precisa ter coragem para desistir de dar chances ao velho e dar uma chance ao novo. Precisa ter coragem porque você só vai saber se o novo é ainda melhor se decidir se jogar. Dá medo mesmo. Quem é que gosta de quebrar a cara duas, três ou mais vezes? “Isso é normal, é instinto”, me disseram.
Aprendi essa semana que recomeçar não é esquecer o velho e não é trair o que até ontem você acreditava tanto. Não é! Mas é tentar de novo, o novo, por que vai que dá certo? E se não der, ok, a gente enxuga as lágrimas de novo, pega uma barra de chocolate, um pote de sorvete, um vinho, tenta de novo depois e volta a ressignificar tudo mais uma vez.
Que preguiça de recomeçar não é? Será que por isso é tão difícil? E por que dá tanto medo?
Se você me perguntar, eu ainda não tomei coragem o suficiente…
Falou tudo! Recomeçar é um ato de coragem, é difícil pra caramba, mas só saberemos os resultados se tentarmos!
Recomeços são necessários. Adorei!
Beatriz! Amei seu texto! Nunca li uma verdade tão verdadeira! Obrigada por partilhar!!!
Oi Taciana! Obrigada pelo comentário <3 Fico feliz que você gostou!!