Você sabia que é preciso higienizar as escovas de cabelo mesmo no uso pessoal? Isso porque a sujeira impregnada no acessório favorece a proliferação de bactérias e fungos que podem causar doenças capilares.
A hairstylist Alessandra Carvalho, do salão Marcos Proença, alerta para o fato que escovas sujas de poeira, resíduos de produtos e com fios acumulados podem comprometer a saúde do couro cabeludo e do comprimento, causando doenças capilares como caspa, seborreia, além de acumular poeira, química de produtos, bactérias e ácaros.
Como limpar escovas de cabelo
Você deve estar se perguntando como fazer essa limpeza. A Alê me ensinou o passo a passo em 5 dicas rápidas que valem para todos os tipos de escovas e cerdas, sejam elas naturais, sintéticas ou mistas.
1. Tire os fios
Para não acumular, sempre que usar a escova você precisa retirar todo o cabelo que ficar agarrado nas cerdas. Para isso, utilize um pente para ajudar.
2. Lave com um produto neutro
Use um shampoo neutro (aqueles próprios para bebês e crianças) ou detergente neutro. Com uma esponja macia limpe-a em água corrente. Você pode usar uma escova de dente para alcançar as fileiras mais finais. Essa lavagem deve ser feia com cuidado para não estragar a sua escova.
3. Deixe de molho
Deixe o acessório de molho por 30 minutos em água e shampoo/detergente neutro.
4. Enxágue por completo
Passando o período, enxague bem para não deixar resíduos.
5. Agora é só deixar secar
Use um pano limpo para tirar o excesso de água. Você pode deixar o acessório secar naturalmente em local ventilado, mas longe do sol. Para agilizar o processo, vale usar a ajuda do secador, sempre no ar frio.
Para ajudar, um vídeo feito pela Kristin Ess e compartilhado pela Alê no seu perfil no Instagram.