A la Beatriz | Salmão na Air Fryer crocante na farinha de coco com molho de ervas finas

Receita A la Beatriz de Salmão na Air Fryer crocante na farinha de coco com molho de ervas finas e uma receita de risoto de limão siciliano para acompanhar.

Eu fiz uma receita de risoto de limão siciliano com salmão uma vez há meses atrás, improvisando com os temperos que tinha, ou seja, nenhum além de limão e sal (risos). E ficou uma delícia mesmo, mas sempre achei que podia aprimorar o sabor. No último final de semana, resolvi refazer a receita, acrescentando uma crosta de farinha de coco ao salmão e molho de ervas finas. Adivinhem? Ficou ainda mais incrível, extremamente saboroso e, embora pareça complicado, é super simples já que fiz o salmão na Air Fryer. Vamos a receita A la Beatriz!

Salmão crocante na farinha de coco feito na Air Fryer

Ingredientes (para 3 a 4 pessoas)

Uma peça de salmão

Suco de 1/2 limão siciliano

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

Farinha de coco (usei o do Empório Jaya)

Modo de preparo

Tempere o salmão com sal, pimenta e suco do limão siciliano. Deixe descansar por 10 minutos. Corte o salmão em postas e empane apenas o lado sem a pele na farinha de coco. Pré-aqueça a panela Air Fryer por 5 minutos em temperatura de 200°C, pincele azeite e coloque as postas do peixe com o lado empanado virado para cima. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, sempre olhando a panela. O ponto certo é quando fica bem crocante por fora e suculento por dentro.

Molho de ervas finas

Ingredientes

Ervas de sua preferência (eu usei alecrim, manjericão, tomilho e salsa)

1 xícara de creme de leite

Suco de 1/2 limão siciliano

Raspas de limão siciliano

Um colher de sopa de vinho branco seco

Uma colher de chá de geleia de pimenta suave jalapeño ou gotinhas de Tabasco molho verde

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Pique bem as ervas antes de começar. Em um bowl, misture todos os ingredientes mexendo bem e reserve. É um molho bem aromático e as medidas são a gosto. Sempre bom ir experimentando e sentindo o sabor.

Risoto de limão siciliano

Ingredientes

1/2 cebola grande bem picada

1 dente de alho picado

1 xícara de arroz arbóreo

1/2 xícara de vinho branco seco

1 e 1/2 litro de caldo de legumes (aprenda a receita neste post)

Suco de 1 limão siciliano

1 colher de sopa de manteiga

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo baixo, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola (deixe fritar até ficar transparente) e acrescente o arroz. Mexa, coloque o vinho branco e deixe-o evaporar. Acrescente uma parte do caldo de legumes, mais ou menos até cobrir todo o arroz na panela. Quando já estiver quase secando, adicione 1/3 do suco de limão e repita a operação sempre em fogo baixo, mexendo sem parar até que o arroz fique al dente (ponto de risoto). Após o caldo evaporar, despeje o restante do suco de limão e mexa bem até evaporar de novo. Desligue o fogo, coloque o parmesão e a manteiga. A manteiga dá a textura aveludada e brilhosa ao risoto.

Para empratar:

Receita A la Beatriz de Salmão na Air Fryer crocante na farinha de coco com molho de ervas finas e uma receita de risoto de limão siciliano para acompanhar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *