A la Beatriz | 1 base, 8 risotos

Receita de risoto para aprender de uma forma simples a base e oito risotos com sabores diferentes, práticos e deliciosos. Com a receita de caldo de legumes.

Um dia aprendi a fazer a base de risoto e nunca mais parei de inventar sabores. É mais fácil do que você imagina! Sabendo a base, você pode se inspirar nos ingredientes que tem em casa e criar a partir deles. Para te ajudar, abaixo minha receita da base de um bom risoto e os oito sabores que já fiz (até agora, se tiver outros no futuro, vou compartilhar). 1 base, 8 risotos A la Beatriz!

A base do risoto

Ingredientes para a base (receita para 3 porções generosas)

1/2 cebola grande bem picada

1 dente de alho picado

1 xícara de arroz arbóreo

1/2 xícara de vinho branco seco

1 e 1/2 litro de caldo de legumes (receita abaixo)

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

O caldo de legumes

Você pode usar pronto, mas particularmente eu acho que o natural deixa a receita bem mais leve e saborosa, além de ser super fácil de fazer. Basta pegar os legumes que você tem em casa e juntá-los em uma panela com temperos a gosto, adicionar a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Eu uso: cebola descascada, alho, cenoura, salsão (talho e folha), alho poró, alecrim, folhas de louro, sal e pimenta do reino.

Modo de preparo | A base

Em uma panela, em fogo baixo, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola (deixe fritar até ficar transparente) e acrescente o arroz. Mexa, acrescente o vinho branco e deixe-o evaporar. Coloque uma parte do caldo de legumes, mais ou menos até cobrir todo o arroz na panela. Quando já estiver quase secando repita a operação sempre em fogo baixo e sempre mexendo sem parar até que o arroz fique al dente (ponto de risoto). Desligue o fogo e acrescente os ingredientes do sabor desejado, sal e pimenta do reino.

Os sabores

Lembrando que para qualquer sabor, basta desligar o fogo quando o ponto do risoto estiver al dente e ir acrescentando os ingredientes. Esses são os oitos sabores que eu já fiz, alguns mais práticos e outros um pouquinho mais elaborados, mas que vale a dedicação! A quantidade é você que determina. Eu sou exagerada e coloco muito de tudo. Não esqueça de sempre acrescentar sal e pimenta do reino a gosto.

Receita de risoto para aprender de uma forma simples a base e oito risotos com sabores diferentes, práticos e deliciosos. Com a receita de caldo de legumes.

São eles:

  1. Palmito (só acrescentar palmito e, se quiser, pode por 1/2 xícara de parmesão ralado);
  2. Caprese (mussarela de búfala, tomate cereja e manjericão);
  3. Açafrão com ragu de linguiça (receita neste post);
  4. Brie (150g de queijo brie e nada mais);
  5. Presunto parma com aspargos;
  6. Gorgonzola com maçã verde e nozes;
  7. Salame e gorgonzola (parece inusitado mas é um petisco que virou risoto!);
  8. 4 queijos (pode usar os queijos que você quiser. Eu fiz com mussarela, queijo prato, parmesão e gorgonzola).

Existe a opção de acrescentar uma colher de sopa de manteiga antes dos ingredientes, para deixar o risoto com aquela textura aveludada e com brilho. Geralmente, nos de queijo eu sinto que não tem necessidade. Só coloquei nos de açafrão e presunto parma com aspargos. Mas é a gosto!

Me escreve para contar se fez algum? @beatrizarvatti, te espero!

(3) Comentários

  1. […] 1 e 1/2 litro de caldo de legumes (aprenda a receita neste post) […]

  2. […] 1 e 1/2 litro de caldo de legumes (aprenda a receita neste post) […]

  3. […] 2 colheres (sopa) de alho-poró bem picado 1 1/2 xícara de caldo de legumes (veja a receita aqui) 1 xícara (café) de vinho branco 1 xícara de gorgonzola […]

Comentários estão encerrado.